E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 321 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emprofessores portugueses: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária No presente estudo pretendia-se analisar as variáveis individuais e contextuais associadas à perceção de alterações na vida diária devido à pandemia de Covid-19 em professores das escolas portuguesas. Através das comparações entre grupos, em função da perceção de alterações na vida diária devido à pandemia de Covid-19, pretendia-se especificamente estudar a existência de diferenças na satisfação com a vida e no bem-estar, nos sintomas psicológicos e psicopatológicos, nos fatores relacionados com o contexto escolar e na perceção do impacto da Covid-19. Os resultados obtidos mostraram que os professores com uma perceção de maior impacto da pandemia de Covid-19 na sua vida, relataram níveis mais baixos de satisfação com a vida e bemestar, níveis mais elevados de sintomas psicológicos e psicopatológicos e uma perceção de menor apoio nas diferentes vertentes do contexto escolar, a nível da direção, dos colegas e da promoção de programas de competências. Estes resultados estiveram de acordo com os resultados obtidos noutros estudos no âmbito (e.g., Jakubowski & Sitko-Dominik, 2021; Kush et al., 2022; Robinson et al., 2022), que evidenciaram níveis elevados de stresse, ansiedade e depressão nos professores, em particular quando comparados com outros grupos profissionais. Para além disso, a discriminação entre os três grupos evidenciou ainda que os professores com uma perceção de maior impacto da pandemia de Covid-19 se caraterizaram por níveis mais elevados de sintomatologia depressiva e que os professores com uma perceção de menor impacto da pandemia de Covid-19 se caraterizaram por maior bem-estar e satisfação com a vida, o que esteve de acordo com os resultados obtidos no estudo efetuado por Baker e colaboradores (2021), no qual as diferenças individuais foram explicadas pelo tipo de estratégias de coping utlizadas. Discussão

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==