Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 320 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emprofessores portugueses: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Adicionalmente, a Tabela 4 mostra que a análise da função discriminante indica que 94,9% dos professores do grupo “Vida Igual”, 27,5% dos professores do grupo “Vida Pior” e 3,7% dos professores do grupo“Vida Melhor” foram corretamente classificados. Tabela 4 Variáveis ordenadas pela amplitude das correlações com as funções discriminantes Variáveis Função 1 Função 2 Satisfação com a vida 0,90 -0,04 Depressão -0,75 0,24 Bem-estar 0,71 0,25 Perceção do impacto da pandemia de Covid-19 0,51 0,28 Ambiente na escola 0,33 -0,75 A comparação da medida do poder classificativo da função discriminante (Press Q= 930,64) com um valor crítico baseado na distribuição do χ2 (6,63; p < 0,01), mostrou que a percentagem de classificações corretas é significativamente superior à que seria esperada devido ao acaso, pelo que é possível interpretar as funções discriminantes com o objetivo de desenvolver os perfis dos grupos. Assim, os resultados globais da classificação, com 71,6% dos participantes corretamente classificados, mostraram que os professores que relataram uma melhoria da vida com a pandemia de Covid-19, se diferenciaram dos professores que relataram um agravamento da vida com a pandemia de Covid-19, no que se refere ao bem-estar, satisfação com a vida e perceção do impacto da pandemia (perceção de menor impacto), os quais se caraterizaram por níveis mais elevados de depressão. Já os professores que relataram ausência de alterações significativas na sua vida diária com a pandemia, diferenciaram-se dos professores com melhoria e agravamento das condições de vida no que respeita ao ambiente escolar.
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