Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 319 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emprofessores portugueses: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária A descrição de cada uma das funções a partir das variáveis estudadas, ordenadas pela amplitude das correlações com as duas funções discriminantes, pode ser observada na Tabela 4. Foram consideradas como estatisticamente significativas as correlações com um valor igual ou superior a 0,30 (Hair et al., 1998). A função discriminante 1 apresenta correlações mais elevadas com a satisfação com a vida, a depressão, o bem-estar e a perceção do impacto da pandemia. A função discriminante 2 apresenta a correlação mais elevada com o ambiente escolar (Tabela 4). Deste modo, a primeira função ficou definida no lado positivo pela satisfação com a vida, pelo bem-estar, pela perceção do impacto da pandemia de Covid-19 e pelo ambiente escolar, enquanto a segunda função ficou definida, também pelo lado positivo, pela depressão, pelo bem-estar e pela perceção do impacto da pandemia. A primeira função ficou também definida no lado negativo pela depressão, tendo a segunda função ficado definida no lado negativo pela satisfação com a vida e pelo ambiente escolar (ver Figura 2). Figura 2 Representação gráfica das correlações com as funções discriminantes
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