Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 317 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emprofessores portugueses: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Por fim, o grupo “Vida Melhor” reportou um menor impacto da Covid-19 na sua vida (M= 1,63; DP = 0,61), por comparação com o grupo “Vida Igual” (M= 1,39; DP = 0,54) que, por sua vez, reportou um impacto inferior quando comparado com o grupo“Vida Pior” (M= 1,07; DP= 0,58). Na sequência dos resultados obtidos, e de forma a complementar as análises prévias, foram estudadas as variáveis que discriminam os três grupos através de uma análise discriminante multivariada, pelo método stepwise. Nesta análise foram incluídas como variáveis independentes todas as variáveis anteriormente estudadas, uma vez que todas elas mostraram diferenciar os grupos de forma estatisticamente significativa. Os resultados desta análise discriminante evidenciaram a existência de duas funções discriminantes estatisticamente significativas: na primeira função, de Wilks = 0,759, χ2 (10) = 382,88, p < 0,001, e na segunda função, de Wilks = 0,982, χ2 (4) = 25,01, p < 0,001, que explicaram 94,2 e 5,8% da variância. As correlações canónicas foram iguais a 0,48 e 0,13 em cada função discriminante, indicando que 23,04 e 1,69% da variância foi explicada pela relação entre as variáveis preditoras e a pertença ao grupo à função 1 e à função 2, respetivamente. As coordenadas dos centróides dos três grupos nas duas funções discriminantes são apresentadas na Tabela 3. Tabela 3 Coordenadas dos centróides dos grupos para as duas funções discriminantes Grupo Função 1 Função 2 Vida Melhor 0,76 0,25 Vida Igual 0,07 -0,08 Vida Pior -1,22 0,15
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