E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 316 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emprofessores portugueses: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária As comparações entre os três grupos, através de análises de variância, evidenciaram a existência de diferenças estatisticamente significativas em todas as variáveis estudadas: satisfação com a vida [F(2; 1412) = 167,2, p < 0,001], bem-estar [F(2; 1420) = 108,5, p< 0,001], sintomas psicológicos [F (2; 1420) = 90,8, p < 0,001], stresse [F (2; 1421) = 87,4, p < 0,001], depressão [F (2; 1421) = 116,9, p < 0,001], ansiedade [F (2; 1420) = 88,4, p < 0,001], perceção de apoio por parte da direção da escola [F (2; 1418) = 24,3, p < 0,001], perceção do ambiente escolar [F (2; 1420) = 30,7, p < 0,001], perceção de desenvolvimento de programas de promoção de competências [F(2; 1413) = 10,9, p < 0,001] e perceção do impacto da Covid-19 [F(2; 1420) = 51,8, p< 0,001]. As comparações múltiplas entre grupos, através do método de Tukey, evidenciaram que o grupo com“Vida Melhor” relatou maior satisfação com a vida (M= 7,46; DP= 1,27) e maior bem-estar (M= 15,25; DP = 4,40), quando comparado com o grupo “Vida Igual” que, por sua vez, relatou também maiores níveis de satisfação com a vida (M= 6,51; DP = 1,58) e bem-estar (M= 12,50; DP = 4,86), que o grupo “Vida Pior” (M = 4,66; DP = 1,92 e M = 8,38; DP = 4,62) respetivamente. Por sua vez, o grupo “Vida Pior” relatou níveis mais elevados de sintomas psicológicos (M = 11,63; DP= 5,61), stresse (M= 8,60; DP= 4,64), depressão (M= 6,68; DP= 4,89) e ansiedade (M = 5,72; DP= 4,29) quando comparado com o grupo “Vida Igual”. Já o grupo “Vida Igual” relatou níveis mais elevados de sintomas psicológicos (M= 7,39; DP = 5,09), stresse (M= 5,38; DP = 3,79), depressão (M= 3,15; DP = 3,31) e ansiedade (M= 2,81; DP = 3,29), quando comparado com o grupo “Vida Melhor”. Quando os grupos foram comparados nos fatores contextuais, o grupo “Vida Pior” diferenciou-se de forma estatisticamente significativa dos grupos “Vida Melhor” e “Vida Igual”, relatando uma baixa perceção do apoio por parte da direção da escola, (M= 18,91; DP = 6,88), do ambiente escolar (M= 22,40; DP= 8,06) e do desenvolvimento de programas de promoção de competências em contexto escolar (M= 4,29; DP= 2,04).

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