Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 315 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emprofessores portugueses: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Com vista ao estudo das diferenças entre grupos em função da perceção de alterações na vida diária devido à pandemia de Covid-19, foram constituídos três grupos. No primeiro grupo, “Vida Melhor”, ficaram agrupados os 218 professores que relataram percecionar que a sua vida diária teve alterações positivas com a pandemia de Covid-19. O segundo grupo, “Vida Igual”, ficou composto pelos 1013 professores que relataram que a sua vida não teve alterações devido à pandemia de Covid-19. Por fim, no terceiro grupo, “Vida Pior” foram integrados os 194 professores que relataram ter percecionado a existência de alterações negativas na sua vida diária com a pandemia de Covid-19. A Tabela 2 mostra os valores médios e os desvios padrão em cada um dos três grupos para cada uma das variáveis dependentes analisadas, bem como os resultados das análises de variância. Tabela 2 Comparações entre grupos, em função da avaliação da vida atual Vida Melhor (n = 218) Vida Igual (n = 1013) Vida Pior (n = 194) F M DP M DP M DP Satisfação com a vida 7,46 1,27 6,51 1,58 4,66 1,92 167,2*** M>I>P Bem-estar 15,25 4,40 12,50 4,86 8,38 4,62 108,5 ***M>I>P Sintomas Psicológicos 5,01 4,36 7,39 5,09 11,63 5,61 90,8 ***P>I>M DASS Stresse 3,73 3,08 5,38 3,79 8,60 4,64 87,4 ***P>I>M Depressão 1,69 2,35 3,15 3,31 6,68 4,89 116,9 ***P>I>M Ansiedade 1,54 2,18 2,81 3,29 5,72 4,29 88,4 ***P>I>M Contexto Escolar Direção 22,11 7,22 22,40 6,12 18,91 6,88 24,3 ***M, I>P Ambiente 26,73 7,91 27,01 7,36 22,40 8,06 30,7 ***M, I>P Promoção Competências 4,77 1,91 4,97 1,79 4,29 2,04 10,9 ***M, I>P Impacto da Covid-19 1,63 0,61 1,39 0,54 1,07 0,58 51,8 ***M>I>P ***p< 0,001 Nota: M = Vida Melhor; I = Vida Igual; P = Vida Pior. Na variável “Impactoda Covid-19” resultados mais elevados são indicadores de menor impacto. Resultados
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==