Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 314 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emprofessores portugueses: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Medidas O protocolo dirigido aos docentes incluiu questões relacionadas com (i) dados demográficos, (ii) indicadores de saúde psicológica e bem-estar, através da resposta a questões relacionadas com a satisfação com a vida, saúde e bem-estar, stresse e sintomatologia depressiva e ansiosa, impacto da Covid-19 e vida atual; (iii) ambiente escolar. Em particular, o stresse e a sintomatologia depressiva e ansiosa foram avaliados pela versão portuguesa da DASS-21 (DASS-21; Lovibond & Lovibond, 1995, traduzida e adaptada por Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004), um questionário de autoavaliação composto por 21 itens, avaliados de acordo com uma escala tipo Likert de 4 pontos (“não se aplicou nada a mim” a “aplicou-se a mim a maior parte do tempo”), que se agrupam em três dimensões: stresse, ansiedade e depressão. A medida apresenta boas qualidades psicométricas na versão original e na versão portuguesa (Lovibond & Lovibond, 1995; Pais-Ribeiro, et al., 2004). Informações detalhadas do instrumento e medidas utilizadas no estudo página 78. Análise dos Dados Os dados foram analisados através do SPSS 25.0 (SPSS, Chicago IL, USA). Foram realizadas análises de variância unifatoriais, com análises de comparações múltiplas subsequentes, através do método de Tukey. Em cada uma das análises, foram tidos em consideração os pressupostos básicos para a realização deste tipo de procedimentos. Posteriormente, tendo em vista a análise das variáveis que melhor discriminavam os grupos, foi ainda efetuada uma análise discriminante multivariada, pelo método stepwise. Em todas as análises, foi considerado um nível de confiança de 95%.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==