Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 312 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emprofessores portugueses: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária perceção de suporte social, relacionavam-se com a sua capacidade de resiliência face à adaptação no início da pandemia (Sokal et al., 2020). Um dos desafios mais expressivos, que envolveu a realidade dos professores, foi o ensino à distância. Kush e colaboradores (2022) observaram um maior nível de sofrimento psicológico, especialmente relacionado com a perceção de isolamento, nos professores que estavam a trabalhar em regime de trabalho remoto, em ensino à distância. Por outro lado, os que já haviam experimentado ou tinham formação em ensino à distância, demonstraram menores níveis de angústia e stresse, bem como maiores níveis de satisfação com a vida, por comparação com os professores que nunca tinham tido contacto com a prática (Hidalgo-Andrade et al., 2021). Algumas das fontes de stresse que têm mostrado estar associadas às diferenças individuais na adaptação dos professores, são o aumento do volume de trabalho no âmbito da preparação e facilitação dos recursos de ensino online, o aumento do apoio aos alunos com maiores dificuldades, as dificuldades na relação estabelecida entre o professor e os alunos e as decisões tomadas pela direção da escola e/ou pelas entidades governamentais (Robinson et al., 2022). Dado o impacto desta adaptação para a saúde mental, em particular no contexto descrito, torna-se fundamental uma compreensão profunda desta problemática nesta população de risco (Beames et al., 2021). O presente estudo teve como objetivos principais a análise das variáveis individuais e contextuais associadas à perceção de alterações na vida diária devido à pandemia de Covid-19 em professores portugueses. Especificamente, pretendemos analisar as diferenças, de acordo com a perceção de alterações na vida diária devido à Covid-19, na satisfação com a vida e no bem-estar, nos sintomas psicológicos e psicopatológicos, nos fatores relacionados com o contexto escolar e na perceção do impacto da Covid-19.
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