E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 311 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emprofessores portugueses: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária O período da pandemia de Covid-19 associou-se ao surgimento de inúmeros desafios em todos os contextos, e o contexto educativo não é exceção (Eveleigh et al., 2021). Já anteriormente, a profissão estava associada a elevados níveis de stresse (Oberle & Schonert-Reichl, 2016; SchonertReichl, 2017; Herman et al., 2018) e, com a pandemia, os professores foram expostos a desafios significativos que colocaram à prova a sua capacidade de adaptação (Baker et al., 2021) e que implicaram diversas fontes de stresse, a nível pessoal e profissional, com impacto no seu bemestar, satisfação com a vida e saúde mental (Robinson et al., 2022). Ao longo das várias vagas da pandemia, verificou-se uma elevada prevalência de experiências de stresse, ansiedade e depressão nos professores (Jakubowski & Sitko-Dominik, 2021) e, quando comparado com outros grupos profissionais, este grupo demonstrou uma prevalência superior de sintomatologia clinicamente significativa (Kush et al., 2022). De acordo com Baker e colaboradores (2021), os professores reportam, de um modo geral, experiências geradoras de stresse associadas aos desafios decorrentes da pandemia de Covid-19, sendo que aqueles que descrevem a sua experiência como geradora de stresse, tendem a apresentar menores níveis de saúde mental e estratégias de coping e de ensino mais desfavoráveis. Por outro lado, os professores que reportaram uma maior resiliência no enfrentamento dos desafios, demonstraram estratégias de coping e de ensino mais favoráveis (Baker et al., 2021). A sintomatologia identificada durante a pandemia pode ser explicada pela alteração na qualidade das relações sociais (Jakubowski & Sitko-Dominik, 2021), demonstrando uma melhor adaptação ao contexto, os professores que tinham um maior apoio dos seus familiares e dos seus colegas de trabalho (Sokal et al., 2020). A autoeficácia, as suas atitudes em relação à mudança e a sua

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