E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 309 Estudo aprofundado Bem-estar e satisfação coma vidaentre osprofessores: situação dosprofessoresportugueses Matos, M. G., Branquinho, C., Noronha, C., Moraes, B., Santos, O., Carvalho, M., Simões, C., Marques, A., Tomé, G., & Guedes, F. (2022). Relatório técnico “Saúde psicológica e bem-estar – Observatório de Saúde Psicológica e Bem-Estar: Monitorização e Ação”. https://www.dgeec.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1357&fileName=SaudePsi_final.pdf Matos, M. G., & Equipa Aventura Social. (2018). A Saúde dos Adolescentes após a Recessão - Dados nacionais do estudo HBSC de 2018 (ebook). . Naghieh, A., Montgomery, P., Cp, B., Thompson, M., & Jl, A. (2015). Organisational interventions for improving wellbeing and reducing work-related stress in teachers ( Review). Summary of Findings for the main comparison. Cochrane Database of Systematic Reviews, 4, 10–13. https://doi.org/10.1002/14651858.CD010306.pub2.www.cochranelibrary.com Pais-Ribeiro, J. L., Honrado, A., & Leal, I. (2004). Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das escalas de Ansiedade, Depressão e Stresse (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond. Psicologia Saúde e Doenças, 5(1), 229–239. Parker, P. D., Martin, A. J., Colmar, S., & Liem, G. A. (2012). Teachers’ workplace well-being: Exploring a process model of goal orientation, coping behavior, engagement, and burnout. Teaching and Teacher Education, 28(4). https://doi.org/10.1016/j.tate.2012.01.001 Shaheen, F., & Mahmood, N. (2016). Demographic Variables as Determinants of Emotional Burnout among Public School Teachers. InJournal of Research and Reflections(Vol. 10, Issue 1). http://www.ue.edu.pk/jrre Tomé, G., Matos, M. G., Camacho, I., & Gomes, P. (2019a). Promoting Wellbeing and Mental Health in Adolescents. Cientific Journal of Neurology (CJNE), 1(1), 2–7. Tomé, G., Almeida, A., Ramiro, L., Gaspar, T., & Gaspar De Matos, M. (2021). Intervention in Schools promoting mental health and well-being: a systematic review. Global Journal of Community Psychology Practice, 12(1), 1–23. http://www.gjcpp.org/ Tomé, G., Camacho, I., Gomes, P., & Matos, M. G. (2020). Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar – Da Teoria à Prática. Novas Edições Acadêmicas. Tomé, G., Gómez-Baya, D., Cerqueira, A., & Gaspar de Matos, M. (2019b). Que Escola é Precisa Para Aprender, Sem Pôr em Perigo o Bem-Estar e as Relações Interpessoais dos Adolescentes. Revista de Psicologia Da Criança e Do Adolescente, 10(1), 63–73. Viac, C., & Fraser, P. (2020). Teachers’ well-being: A framework for data collection and analysis. https://doi.org/10.1787/c36fc9d3-en World Health Organization. (1998). Wellbeing measures in primary health care/the DEPCARE project: report on a WHO meeting, Stockholm, Sweden 12-13 February 1998.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==