E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 307 Estudo aprofundado Bem-estar e satisfação coma vidaentre osprofessores: situação dosprofessoresportugueses em decisões políticas e estruturais da escola, assim como aos alunos e aos pais, promover formações na área da saúde mental e do bem-estar, promover iniciativas que desenvolvam as competências socioemocionais de toda a comunidade educativa, são ações urgentes para que os professores desenvolvam estratégias eficazes para lidar com as exigências e os novos desafios trazidos para a escola. Recomendações Verifica-se que os professores são referidos como população de risco para o desenvolvimento de problemáticas que afetam a sua saúde mental e consequentemente, a qualidade da sua relação com a comunidade educativa e alunos, influenciando o trabalho e motivação dos próprios. Ao longo deste estudo, foram referenciados trabalhos que tentaram promover a saúde mental e o bem-estar em contexto escolar, refletindo estratégias que devem ser aproveitadas para a continuidade desse trabalho. Partindo dos trabalhos referidos e dos resultados evidenciados no presente estudo, deixamos algumas recomendações que vão no sentido de promover o bem-estar dos professores, e consequentemente do contexto escolar, nomeadamente promover: (i) a participação ativa dos jovens, pais e professores nos trabalhos e projetos desenvolvidos nas escolas; (ii) a participação ativa dos professores na resolução de problemas e procura de soluções para as situações existentes em contexto escolar; (iii) maior autonomia e flexibilidade dos professores na organização e estruturação dos conteúdos académicos, assim como da sala de aula; (iv) disponibilizar espaços nas escolas destinados a atividades promotoras do autocuidado dos professores; (v) atividades de grupo entre os professores, diretores e outros técnicos e profissionais de educação, que promovam a coesão e a promoção das relações interpessoais entre os mesmos; (vi) a comunicação das boas práticas, relativamente a projetos e trabalhos desenvolvidos nas escolas, entre escolas e professores; (vii) horas nos horários dos professores, destinadas a atividades de formação ou atividades promotoras do bem-estar e da saúde mental dos mesmos; (viii) formações na área da promoção da saúde mental e do autocuidado dos professores.

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