E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 306 Estudo aprofundado Bem-estar e satisfação coma vidaentre osprofessores: situação dosprofessoresportugueses Ser professor é considerado uma profissão de risco para o desenvolvimento de problemáticas que afetam o seu bem-estar e a sua saúde mental. A docência é descrita como uma profissão exigente a nível cognitivo e emocional, influenciada por diversos fatores externos que potenciam o stresse e consequentemente influenciam de forma negativa o seu bem-estar (Harding et al., 2019; LuqueReca et al., 2022). O presente estudo teve como objetivo analisar as variáveis associadas ao bem-estar e à perceção de satisfação com a vida, entre os professores portugueses. Os resultados encontrados revelam que, de uma maneira geral, quando analisamos as variáveis associadas ao bem-estar, encontramos uma relação semelhante entre elas, ou seja, a perceção de satisfação com a vida, de qualidade de vida e dos sintomas psicológicos, são variáveis com influência positiva ou negativa entre elas, assim, a perceção de satisfação com a vida influencia a perceção de qualidade de vida e a menor intensidade dos sintomas psicológicos, relação visível entre as três variáveis de forma semelhante. Por outro lado, quando analisamos as variáveis sociodemográficas inseridas nos modelos de regressão, identificamos um perfil de risco: além das variáveis associadas ao bem-estar, ser mais velho e ter mais anos de serviço também surgem como um risco para sentimentos de mal-estar psicológico. Este perfil agrava-se quando analisamos o género, revelando que, o risco de mal-estar parece maior para o género feminino, mais velhos, com mais anos de serviço. A identificação de um perfil de risco, permite desenvolver estratégias que vão ao encontro das necessidades, cada vez mais evidentes, dos professores. Desenvolver estratégias que permitam aos professores lidar com as diversas exigências da profissão torna-se cada vez mais iminente e tem vindo a ser referenciado em diversos estudos (Tomé et al., 2019a, 2019b, 2021). Promover o autocuidado e o bem-estar dos professores, assim como de toda a comunidade escolar, envolvê-los Discussão

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