E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 305 Estudo aprofundado Bem-estar e satisfação coma vidaentre osprofessores: situação dosprofessoresportugueses Por fim, o modelo de regressão para os sintomas psicológicos explicou 43% da variância (R2 a = 0,430), sendo os sintomas psicológicos melhor explicados pelo género (feminino com maior probabilidade de mais sintomas psicológicos) (β = 0,069, p <0,001), pela idade (mais novos com menor probabilidade de ter mais sintomas psicológicos) (β = -0,116, p < 0,01), pelo tempo de serviço (mais tempo de serviço maior probabilidade de ter sintomas psicológicos) (β = 0,107, p < 0,01), pela qualidade de vida percebida (melhor qualidade de vida percebida com menor probabilidade de ter sintomas psicológicos) (β = -0,481, p < 0,001) e pela satisfação com a vida (melhor satisfação com a vida com menor probabilidade de ter sintomas psicológicos) (β = -0,221, p <0,001) (Tabelas 3 e 4). Tabela 3 Regressão Linear Múltipla –Método Enter – Preditor doBem-estar (WHO5) ( r2=52%) Qualidade de Vida (WHO5) Variável incluída  t p R2 a F(model fit)* Sexo (Masculino) -0,059 -3,174 0,002 0,525 313,675*** Idade 0,012 0,317 0,752 Tempo de Serviço -0,079 -2,069 0,039 Sintomas Psicológicos -0,401 -18,385 0,000 Satisfação com a Vida 0,413 19,120 0,000 Tabela 4 Regressão Linear Múltipla –Método Enter –Preditor deSintomas Psicológicos (WHO5) ( r2=43%) Sintomas Psicológicos Variável incluída  t p R2 a F(model fit)* Sexo (Feminino) 0,069 3,402 0,001 0,430 214,548*** Idade -0,116 -2,781 0,005 Tempo de Serviço 0,107 2,550 0,011 Qualidade de Vida (WHO5) -0,481 -18,385 0,000 Satisfação com Vida -0,221 -8,563 0,000

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