Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 300 Estudo aprofundado Bem-estar e satisfação coma vidaentre osprofessores: situação dosprofessoresportugueses Procedimento Disponível para consulta na página 55. Participantes No âmbito do estudo “Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar”, participaram neste estudo 1454 professores de escolas públicas nacionais, com idades compreendidas entre os 22 e os 66 anos (M= 51,4, DP= 7,5), dos quais 17,4% (n = 253) pertenciam ao género masculino. Informações detalhadas dos participantes do estudo na página 62. Medidas No presente estudo, foi utilizado o instrumento dirigido aos docentes, que incluiu questões referentes a dados sociodemográficos (género, nível de ensino e anos de escolaridade lecionados, idade, tempo de serviço), escala de satisfação com a vida (Cantril, 1965), WHO-5/qualidade de vida percebida (World Health Organization, 1998), escala de sintomas de mal estar –HBSC (Inchley & et al., 2016; Matos & Equipa Aventura Social, 2018), escala de depressão e ansiedade – DASS-21 (Pais-Ribeiro et al., 2004), questões sobre o ambiente escolar, como relação com a direção, ambiente na escola e promoção de competências socioemocionais na escola (Aventura Social-Associação, 2022). Para este estudo foram utilizadas questões demográficas, escala de satisfação com a vida, WHO-5/qualidade de vida percebida e escala de sintomas de mal-estar. Informações detalhadas das medidas utilizadas neste estudo na página 78. Método
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