Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 299 Estudo aprofundado Bem-estar e satisfação coma vidaentre osprofessores: situação dosprofessoresportugueses No sentido de promover a saúde mental de professores e alunos, podemos encontrar diversos trabalhos desenvolvidos em Portugal. O projeto ESCOOL-Promoção da Saúde Mental nas Escolas (https://escool.pt/pt/), teve como objetivo a promoção da saúde mental em contexto escolar. Esse objetivo foi trabalhado através da formação dos professores na área da literacia em saúde mental, disponibilizando apoio na concretização de projetos, a desenvolver nas escolas, pelos professores. A avaliação inicial e final da formação, que incluiu o processo de desenvolvimento dos projetos realizados pelos professores, revelou que, além dos conhecimentos na área da literacia em saúde mental, o bem-estar subjetivo dos professores também aumentou. Estes resultados indicam que, o conhecimento e o trabalho no sentido de diminuir o estigma associado às problemáticas da saúde mental, também reforçaram a autoconfiança dos professores, que passaram a estar mais confiantes para lidar com essas problemáticas, tendo um impacto positivo no seu bem-estar (Tomé et al., 2020; Tomé et al., 2019a). Também o estudo Esabe (Aventura Social, 2020) realizado pela Equipa Aventura Social, verificou que um ambiente de trabalho promotor de bem-estar mantém os professores mais motivados para a promoção das aprendizagens e de outras competências dos seus alunos. Os resultados evidenciaram a importância da participação de toda a escola e da comunidade nos projetos e trabalhos desenvolvidos dentro do contexto escolar e ainda, a importância da boa relação entre professores, comunidade educativa e direção da escola. O presente estudo teve como objetivo analisar as variáveis associadas ao bem-estar e à perceção de satisfação com a vida entre os professores portugueses.
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