E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 298 Estudo aprofundado Bem-estar e satisfação coma vidaentre osprofessores: situação dosprofessoresportugueses As rápidas alterações na sociedade, o desenvolvimento das novas tecnologias, as problemáticas dos adolescentes e das suas famílias, levam para a escola desafios com os quais os professores têm que lidar. A pressão para lidar com os mesmos reflete-se no impacto que têm no bem-estar e na saúde mental dos professores. Diversos estudos têm-se centrado nas variáveis que podem influenciar ou mediar o impacto observado no bem-estar e na saúde mental dos professores, como a satisfação com o trabalho, o ambiente na sala de aula, a sua perceção de autoeficácia, entre outras (Gozzoli et al., 2015; Tomé et al., 2019a, 2019b, 2021). Por outro lado, alguns estudos tentam verificar o impacto das variáveis sociodemográficas e da carreira dos professores, e a sua associação ao desenvolvimento de burnout e outras problemáticas de saúde mental. Shaheen e Mahmood (2016) encontraram resultados mistos. No seu estudo, os autores observaram que as professoras tinham maior risco de desenvolver burnout, enquanto os professores do género masculino sentiam-se menos realizados profissionalmente (Shaheen & Mahmood, 2016). Por sua vez, Buonomo e colaboradores (2017) identificaram variáveis protetoras para o burnout e o bem-estar dos professores, especialmente, a perceção de autoeficácia, de satisfação com o seu trabalho, emoções positivas, relacionamento com os alunos e com os colegas (Buonomo et al., 2017). A docência é considerada uma profissão especialmente exigente, dominada por exigências cognitivas, sociais e emocionais que são potencialmente agravadas por fatores externos relacionados com estruturas políticas ou organizacionais, pelo que são necessários modelos abrangentes para identificar as intervenções mais eficazes para melhorar aspetos específicos do bem-estar do professor. Esta ideia pode ser de interesse prático, dado que o ensino é uma das profissões emocionalmente mais exigentes que envolve a experiência frequente de emoções negativas (Luque-Reca et al., 2022).

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==