Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 297 Estudo aprofundado Bem-estar e satisfação coma vidaentre osprofessores: situação dosprofessoresportugueses Os professores são apontados como população de risco para o desenvolvimento de problemas de saúde mental, quando comparados com outros profissionais, facto que se torna complexo, uma vez que a saúde mental dos professores pode influenciar positiva ou negativamente o bem-estar e a saúde mental dos seus alunos e influenciar o absentismo destes profissionais devido à necessidade de baixas médicas (Harding et al., 2019; Kidger et al., 2016a; Naghieh et al., 2015). O elevado nível de stresse associado às múltiplas tarefas dos professores e os desafios inerentes à profissão (pressão dos pais, pressão da comunidade, multitarefas, ambiente em sala de aula, ambiente no local de trabalho), são em muitos estudos apontados como os principais fatores para os seus problemas de saúde mental e de bem-estar entre os professores (Parker et al., 2012). Espera-se cada vez mais que os professores desempenhem novas tarefas para além da promoção das aprendizagens escolares, tais como facilitar o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, responder às diferenças individuais dos alunos ou trabalhar em colaboração com outros professores e pais para garantir o desenvolvimento holístico de seus alunos. O perfil dos professores do século XXI também supõe que sejam intelectualmente curiosos, capazes de recolher e analisar dados sobre a escola e a sala de aula, para agir sobre eles. Entretanto, verifica-se cada vez mais um desgaste e desmotivação por parte dos professores, pondo em risco a qualidade da instrução e prática docente. Professores stressados ou esgotados dificilmente podem operar de forma eficaz na sala de aula e ir ao encontro das suas expectativas, das expetativas da comunidade e dos pais. Assim, não é uma surpresa que o bem-estar dos professores se tenha tornado uma questão proeminente na política e nos debates públicos (Kidger et al., 2016a, 2016b; Viac & Fraser, 2020).
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