Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 291 Estudo aprofundado Insatisfeitos comavidaouemriscodedepressão?Umestudo comadolescentes do3.º ciclodoensino básicoedo ensino secundário Recomendações Diversos estudos mostram que há fatores de risco e de proteção para a depressão modificáveis pelos próprios adolescentes. Neste sentido, ações de educação para a saúde ou intervenções focadas na prevenção da depressão entre os adolescentes, poderão incluir a redução do consumo de substâncias (álcool, tabaco, cannabis, e outras drogas ilícitas) e de comportamentos de dieta, bem como poderão promover os padrões de sono e de alimentação saudáveis (ver revisão de Cairns et al., 2014). Por outro lado, a promoção da utilização de estratégias de autocuidado e de estratégias de coping positivas (Cairns et al., 2014), e de competências sociais e emocionais (Greenberg et al., 2017; Taylor et al., 2017), é igualmente relevante para a prevenção da sintomatologia depressiva e para a promoção do bem-estar. Assim, programas estruturados e cientificamente validados, de promoção do bem-estar, da resiliência, de saúde mental e de estilos de vida saudáveis (p.e. em WHO/UNESCO, 2021), são recursos importantes de que as escolas portuguesas podem beneficiar.
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