E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 290 Estudo aprofundado Insatisfeitos comavidaouemriscodedepressão?Umestudo comadolescentes do3.º ciclodoensino básicoedo ensino secundário Quase um em cada cinco adolescentes apresentaram risco de depressão, sendo esse risco quase três vezes mais elevado nas raparigas do que nos rapazes. Sabendo-se que as pessoas com baixos níveis de bem-estar psicológico têm cerca de sete vezes mais probabilidade de desenvolver depressão nos 10 anos seguintes (Wood & Joseph, 2010), e considerando a globalidade dos resultados encontrados no presente estudo, torna-se urgente intervir de três formas distintas no contexto escolar: 1) avaliação psicológica para identificação de casos clínicos e subclínicos de depressão, e posterior encaminhamento para serviços de apoio psicológico próximos e de resposta breve; 2) promoção do bem-estar de forma global e de satisfação com a vida em particular; e 3) prevenção do desenvolvimento de quadros depressivos (e outros problemas de internalização) nos adolescentes portugueses. Particular atenção deve ser dada às raparigas e às zonas do país que apresentaram resultados menos positivos nas dimensões estudadas, nomeadamente o Algarve e a região Centro de Portugal continental. O recurso a programas de prevenção universais, implementados em contexto escolar, permitirá alcançar um significativo número de adolescentes, com custo-efetividade reduzido, e assumindo assim a escola um papel ativo na promoção do desenvolvimento positivo, saúde mental e bem-estar ao longo da vida, i.e., assumindo-se como escolas promotoras de saúde (WHO/UNESCO, 2021). Conclusões

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