Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 282 Estudo aprofundado Insatisfeitos comavidaouemriscodedepressão?Umestudo comadolescentes do3.º ciclodoensino básicoedo ensino secundário onde achas que te situas na escada?”. Quanto maior a pontuação, melhor a satisfação com a vida. Para calcular os níveis de satisfação com a vida, considerou-se o valor médio da variável e o respetivo desvio-padrão (DP): M= 7,0140, DP = 1,8677. Assim, o nível baixo de bem-estar é menor ou igual que a média menos 1 DP; nível médio de bem-estar é menor que Mmais 1 DP e maior que a média menos 1 DP; e o nível elevado de bem-estar corresponde a valores maiores ou iguais à média mais 1DP. Informações detalhadas sobre as medidas utilizadas no estudo na página 78. Análise dos Dados Para a análise de dados, começou-se por realizar a estatística descritiva para as principais variáveis em estudo. Para a comparação dos valores médios nas principais variáveis entre géneros e nível de ensino foi usado o teste-t, e para comparação entre as regiões de residência recorreu-se à one-way ANOVA (e teste post-hoc Bonferroni). Para comparação das percentagens de participantes com níveis baixos de bem-estar e de satisfação com a vida, e de risco de depressão, tendo em conta o género e o nível de ensino, recorreu-se ao teste do Qui-quadrado. Todas as análises foram realizadas com recurso ao IBM SPSS Statistics (versão 26), considerando-se o valor de significância estatística p<0,05.
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