Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 280 Estudo aprofundado Insatisfeitos comavidaouemriscodedepressão?Umestudo comadolescentes do3.º ciclodoensino básicoedo ensino secundário Procedimento Disponível para consulta na página 55. Participantes Participaram no estudo 3235 adolescentes (50% género feminino; 46,1% género masculino; 3,9% preferiu não responder/identificou-se como “outro”), com idades entre 11 e 20 anos (M= 14,47, DP = 1,91). Os participantes frequentam escolas públicas do 3.º ciclo do ensino básico (47,9%) e do ensino secundário (52,1%), das várias regiões de Portugal continental (NUTS II), especificamente: Centro (36,9%), Norte (34,8%), Alentejo (18,2%), Área Metropolitana de Lisboa (6,8%) e Algarve (3,4%). O nível de escolaridade dos progenitores ou cuidadores principais corresponde maioritariamente ao ensino secundário, tanto para os pais (38,9%, seguido do 3.º ciclo do ensino básico ou inferior 38,1%) como para as mães (39,1%, seguido do ensino superior 33,9%). Informações detalhadas dos participantes do estudo na página 62. Medidas O estudo “Saúde Psicológica e Bem-estar nas escolas Portuguesas” (Matos et al., 2022) incluiu quatro protocolos de recolha de dados: (i) crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo; (ii) alunos do 2.º ciclo do ensino básico; (iii) alunos do 3.º ciclo do ensino básico e secundário; e (iv) docentes. No relatório do estudo é possível consultar informações detalhadas sobre os instrumentos utilizados (Matos et al., 2022). No presente estudo, considera-se o protocolo dirigido ao 3.º ciclo e ao ensino secundário. Neste, foram incluídas questões relacionadas com dados sociodemográficos e um conjunto de indicadores Método
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