Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 279 Estudo aprofundado Insatisfeitos comavidaouemriscodedepressão?Umestudo comadolescentes do3.º ciclodoensino básicoedo ensino secundário Efeitos da pandemia de Covid-19 na saúde mental e no bem-estar dos adolescentes Considerando o caráter disruptivo do contexto pandémico, que colocou restrições ao contacto social e obrigou a um reajuste das rotinas (de Figueiredo et al., 2021), diversos estudos têm identificado impactos significativos ao nível da saúde mental de crianças e jovens, como maiores níveis de ansiedade e depressão, irritabilidade, sentimentos de solidão, e menor qualidade de vida e satisfação com a vida (e.g., Cooper et al., 2021; Francisco et al., 2020; Magson et al., 2021; Orgilés et al., 2022; Ravens-Sieberer et al., 2022). Apesar de reconhecerem este período como uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal e interpessoal, os jovens consideraram que a pandemia foi penosa para a sua vida social, bem como para o domínio da sua saúde psicológica e do seu bem-estar (Branquinho et al., 2020). Em estudos realizados no período anterior à pandemia já se havia observado uma maior prevalência de problemas de saúde mental nos jovens, em períodos de crise (Frasquilho et al., 2016). Todavia, a crise pandémica parece ter tido consequências sem precedentes, em especial na população mais jovem. O mais recente relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OECD) sobre saúde, refere que os sintomas de ansiedade e depressão são o dobro dos níveis pré-pandémicos em vários países, tendo-se acentuado a relação entre problemas de saúde mental e desigualdades socioeconómicas (OECD/European Union, 2020). Em 2022, os dados nacionais do estudo “Saúde Psicológica e Bem-estar nas escolas Portuguesas” (Matos et al., 2022) permitiram concluir que cerca de um terço dos jovens revelava algum sinal de sofrimento psicológico e de competências socioemocionais pouco robustecidas. Integrado no estudo “Saúde Psicológica e Bem-estar nas escolas Portuguesas” (Matos et al., 2022), o presente estudo tem como objetivos: a) analisar os níveis de bem-estar e de satisfação com a vida dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário; b) identificar o risco de depressão entre os participantes; e c) analisar diferenças nos níveis de bem-estar, satisfação com a vida e risco de depressão, considerando o género, nível de ensino e zona de residência.
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