E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 271 Estudo aprofundado Modeloquadripartidodas relações entre asatisfação coma vidaeomal-estar psicológico:potencial impacto nas políticaspúblicas Este modelo quadripartido permite olharmos de modo mais aprofundado para a evolução da satisfação com a vida e para a perceção de sintomas psicológicos de mal-estar, permitindo ainda um outro olhar para as diferenças de género e de nível de ensino. Esta perspetiva em quatro cenários dá uma visão relevante acerca do agravamento da saúde psicológica dos adolescentes após a pandemia, acentua as diferenças de género já identificadas, alerta de modo mais fino para as diferenças de género e nível de ensino, e teve já impacto nas recomendações definidas e nas medidas de prevenção e promoção em curso (Matos et al., 2022). Diversos estudos anteriores (Matos, 2020, 2022), nomeadamente o recente estudo HBSC 2022 (Gaspar et al., 2022) e o presente trabalho (Matos et al., 2022), reforçam a importância da prevenção da perturbação psicológica e da promoção da saúde psicológica e do bem-estar dos adolescentes em meio escolar abarcar: (i) a promoção de competências socioemocionais integradas no currículo formal e não formal; (ii) a formação inicial de professores com integração da componente das competências socioemocionais; (iii) o desenvolvimento de competências socioemocionais no pessoal docente (incluindo o incentivo ao seu autocuidado) e não docente; (iv) o incentivo à participação dos alunos, famílias e comunidade numa perspetiva intergeracional; (v) o fomento de climas escolares saudáveis; (vi) a monitorização e avaliação contínua das ações e o seu impacto na prevenção da perturbação psicológica e na promoção da saúde psicológica, adotando a visão quadripartida aqui apresentada. Conclusões

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