E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 269 Estudo aprofundado Modeloquadripartidodas relações entre asatisfação coma vidaeomal-estar psicológico:potencial impacto nas políticaspúblicas Figura 2 ModeloQuadripartido –Modelo Dual (Greenspoon &Saklofske, 2001; Keyes, 2002) adaptado –Diferenças de género e de idade/ escolaridade Saúde Psicológica Completa (Satisfação com vida e Sintomas reduzidos) ● Mais novos ● Mais rapazes Saúde Psicológica Incompleta (Fraca Satisfação com vida e Sintomas reduzidos) ● Mais velhos ● Mais rapazes Perturbação Psicológica Incompleta (Satisfação com vida e Sintomas) ● Mais novos ● Mais raparigas Perturbação Psicológica Completa (Fraca satisfação com vida e Sintomas) ● Mais velhos ● Mais raparigas Por fim, verificou-se, tomando em conta outros indicadores do bem-estar psicológico (perceção de qualidade de vida e diversas competências socio-emocionais) e ainda alguns comportamentos de saúde (adequação do tempo de sono, do tempo de atividade física e o tempo de ecrã), que este padrão se repete, favorecendo os alunos num estado de bem-estar psicológico completo (elevada satisfação com a vida e sintomas psicológicos reduzidos) e vulnerabilizando os alunos num estado de perturbação psicológica completa (baixa satisfação com a vida e sintomas psicológicos acentuados). Confirma-se aqui também que, para um estado de bem-estar psicológico completo, são importantes a dimensão da satisfação com a vida e a dimensão da ausência de sintomas de mal-estar psicológico, tal como sugerido por outros autores (Greenspoon & Saklofske, 2001; Keyes, 2002; Westerhof & Keyes, 2010) e, tal como também sugeridos por estes autores, sugere-se perturbação”, mas também as situações em que apenas uma das situações se verifica (sintomas psicológicos reduzidos e elevada satisfação com a vida ou sintomas psicológicos acentuados com baixa satisfação com a vida).

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