Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 264 Estudo aprofundado Modeloquadripartidodas relações entre asatisfação coma vidaeomal-estar psicológico:potencial impacto nas políticaspúblicas Verificou-se ainda (Tabela 9) que tomando outros indicadores do bem-estar psicológico (perceção de qualidade de vida e diversas competências socio-emocionais) e ainda alguns comportamentos de saúde (adequação do tempo de sono, do tempo de atividade física e do tempo de ecrã), o padrão descrito repete-se, no sentido de favorecer os alunos num estado de bem-estar psicológico completo (elevada satisfação com a vida e sintomas psicológicos reduzidos) e vulnerabilizando os alunos num estado de perturbação psicológica completa (baixa satisfação com a vida e com sintomas psicológicos acentuados). Tabela 9 Sintomas psicológicos e satisfação coma vida, por dias de atividade física, horas de sono, tempo de ecrã, qualidade de vida, e competências socioemocionais N M DP F Dias com 60 min de atividade física adequada Baixa satisfação com a vida e sintomas psicológicos reduzidos 741 3,34 1,90 39,894*** Baixa satisfação com a vida e com sintomas psicológicos acentuados 1364 2,93 1,80 Elevada satisfação com a vida e sintomas psicológicos reduzidos 1478 3,69 1,89 Elevada satisfação com a vida e com sintomas psicológicos acentuados 593 3,34 1,83 Sono (horas) Baixa satisfação com a vida e sintomas psicológicos reduzidos 738 7,79 1,12 210,641*** Baixa satisfação com a vida e com sintomas psicológicos acentuados 1356 7,12 1,31 Elevada satisfação com a vida e sintomas psicológicos reduzidos 1457 8,24 1,07 Elevada satisfação com a vida e com sintomas psicológicos acentuados 590 7,83 1,24 Tempo de ecrã (horas) Baixa satisfação com a vida e sintomas psicológicos reduzidos 737 4,62 2,39 78,155*** Baixa satisfação com a vida e com sintomas psicológicos acentuados 1364 5,41 2,55 Elevada satisfação com a vida e sintomas psicológicos reduzidos 1471 4,00 2,35 Elevada satisfação com a vida e com sintomas psicológicos acentuados 591 4,76 2,57
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==