E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Sintomas psicológicos Vida na escola após a pandemia de Covid-19 χ2 Satisfação com a vida reduzidos acentuados 94,885*** gl (12) N % N % Muito pior Baixa 49 13,3% 172 46,7% Elevada 98 26,6% 49 13,3% Pior Baixa 159 14,8% 399 37,2% Elevada 364 33,9% 151 14,1% Na mesma Baixa 413 20,8% 583 29,4% Elevada 714 36% 275 13,9% Melhor Baixa 86 16% 175 32,5% Elevada 189 35,1% 88 16,4% Muito melhor Baixa 37 15,9% 45 19,3% Elevada 117 50,2% 34 14,6% Vida em família após a pandemia de Covid -19 χ2 Satisfação com a vida reduzidos acentuados 149,060*** gl (12) N % N % Muito pior Baixa 23 10,6% 117 53,9% Elevada 49 22,6% 28 12,9% Pior Baixa 102 15,6% 275 42,2% Elevada 187 28,7% 88 13,5% Na mesma Baixa 459 19,4% 739 31,2% Elevada 867 36,6% 306 12,9% Melhor Baixa 102 18,6% 170 31% Elevada 188 34,2% 89 16,2% Muito melhor Baixa 57 14,3% 68 17,1% Elevada 186 46,7% 87 21,9% Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 262 Estudo aprofundado Modeloquadripartidodas relações entre asatisfação coma vidaeomal-estar psicológico:potencial impacto nas políticaspúblicas Na Tabela 8 analisa-se a situação dos alunos nas quatro situações descritas em função das alterações que sentiram na sua relação com diversas áreas da sua vida (na escola, na família, com os amigos, consigo mesmo e na vida em geral) e fica também claro que os alunos do quadrante mais favorável (elevada satisfação com a vida e sintomas psicológicos reduzidos) relatam menos frequentemente a situação ter piorado, o inverso acontecendo com a situação menos favorável (baixa satisfação com a vida e sintomas psicológicos acentuados), que mais frequentemente indicam que a sua vida ficou pior. Tabela 8 Sintomas psicológicos e satisfação coma vida e alterações da vida na escola após a pandemia deCovid-19, vida em família após a pandemia Covid-19, vida com os amigos após a pandemia, vida consigo próprio, “aminha vida depois daCovid-19 está”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==