Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 260 Estudo aprofundado Modeloquadripartidodas relações entre asatisfação coma vidaeomal-estar psicológico:potencial impacto nas políticaspúblicas Considerando apenas os ciclos/níveis de ensino, este padrão mantém-se (Tabela 6). Tabela 6 Sintomas psicológicos e satisfação coma vida por ciclo/nível de ensino Ciclo/Níveis de ensino χ2 Satisfação com a vida Sintomas psicológicos Reduzidos Acentuados 246,896*** gl (3) N % N % 2.º CEB Baixa 153 12,9% 216 18,2% Elevada 600 50,6% 216 18,2% 3.º CEB e Ensino Secundário Baixa 625 19,5% 1214 37,9% Elevada 962 30% 402 12,6% *** p≤0,001 Nota: A negritoa situação mais favorável: elevada satisfação com a vida e sintomas psicológicos reduzidos e a itálico a situação menos favorável: baixa satisfação com a vida e sintomas psicológicos acentuados A análise conjunta das Tabelas 4 e 6 sugere que, globalmente, a percentagem de raparigas que relatam sintomas é maior do que a dos rapazes, mesmo quando apresentam elevada satisfação com a vida, e a percentagem de rapazes que referem não ter sintomas é maior do que a percentagem de raparigas, mesmo quando referem uma baixa satisfação com a vida. Os mais novos (2.º CEB) referem mais frequentemente estar satisfeitos com a vida, quer refiram ou não sintomas acentuados, e os mais velhos (3.º CEB e ensino secundário) referem mais frequentemente baixa satisfação com a vida, quer refiram ou não sintomas psicológicos.
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