Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 259 Estudo aprofundado Modeloquadripartidodas relações entre asatisfação coma vidaeomal-estar psicológico:potencial impacto nas políticaspúblicas Verifica-se que os mais novos são significativamente mais frequentes no grupo com Saúde Psicológica Completa e os mais velhos no grupo comPerturbação Psicológica Completa (Tabela 5), sendo que se observa um gradiente com a situação a deteriorar-se duplamente com o avanço da escolaridade. Tabela 5 Sintomas psicológicos e satisfação coma vida por ano de escolaridade Ano de escolaridade χ2 Satisfação com a vida Sintomas psicológicos Reduzidos Acentuados 392,469*** gl (21) N % N % 5.º ano Baixa 84 14,3% 79 13,4% Elevada 302 51,3% 124 21,1% 6.º ano Baixa 69 11,6% 137 23,0% Elevada 298 50,0% 92 15,4% 7.º ano Baixa 69 14,6% 121 25,6% Elevada 214 45,2% 69 14,6% 8.º ano Baixa 90 16,8% 207 38,5% Elevada 174 32,4% 66 12,3% 9.º ano Baixa 109 20,9% 177 34,0% Elevada 169 32,4% 66 12,7% 10.º ano Baixa 102 23,0% 148 33,4% Elevada 139 31,4% 54 12,2% 11.º ano Baixa 168 22,7% 321 43,4% Elevada 165 22,3% 85 11,5% 12.º ano Baixa 87 17,8% 240 49,0% Elevada 101 20,6% 62 12,7% *** p ≤ 0,001 Nota: A negritoa situação mais favorável: elevada satisfação com a vida e sintomas psicológicos reduzidos; e a itálicoa situação menos favorável: baixa satisfação com a vida e sintomas psicológicos acentuados
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