E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 255 Estudo aprofundado Modeloquadripartidodas relações entre asatisfação coma vidaeomal-estar psicológico:potencial impacto nas políticaspúblicas Tabela 1 Medidas e variáveis emestudo (Adaptada deMatos et al., 2022) Variáveis Categorias/Itens Mínimo e Máximo Género Rapaz Rapariga Idade Variável contínua Min = 9 e Max = 18 Ano de escolaridade 5.º ano ao 12.º ano Min = 5 e Max = 12 Ciclo de estudos 2.º ciclo 3.º ciclo e ensino secundário Cantril –Satisfação com a vida (HBSC) (Cantril, 1965) Escada de 11 degraus: “O topo da escada é “10” e representa a melhor vida possível para ti, o fundo da escada é “0” e representa a pior vida possível para ti. Neste momento, onde achas que te situas na escada?”. 0 = pior vida possível a 10 = melhor vida possível HBSC Sintomas de Mal-estar Psicológico (HBSC) (Inchley et al., 2016; Matos et al., 2018) Tristeza 1 a 5 - Raramente ou nunca a quase todos os dias Irritabilidade Nervosismo Dificuldade em adormecer Tristeza extrema Atividade física (HBSC) (Inchley et al., 2016; Matos et al., 2018) “Nos últimos 7 dias, em quantos dias praticaste atividade física, num total de pelo menos 60 minutos?” 0 a 7 dias Sono (HBSC) (Inchley et al., 2016; Matos et al., 2018) “Em geral quantas horas dormes em cada noite?” 0 horas a 10 ou mais horas Tempo de ecrã (HBSC) (Inchley et al., 2016; Matos et al., 2018) “Em geral quantas horas passas em cada dia à frente de um ecrã (televisão, telemóvel, computador, tablet)?” 0 a 10 ou mais horas Tensão com os testes “Fico tenso/a quando estudo para um teste” Discordo totalmente a concordo totalmente Covid-19 (Matos et al., 2021) A minha vida na escola ficou… Muito pior a Muito melhor A minha vida em família ficou… A minha vida com os meus amigos ficou… A minha vida comigo ficou… A minha vida está… ..., no geral, melhor que a das outras pessoas da minha idade ..., no geral, igual à das outras pessoas da minha idade ..., no geral, pior que a das outras pessoas da minha idade Interesse dos professores no bem-estar dos alunos A maioria dos meus professores estava interessada no meu bemestar “nunca a quase nunca” a “uma vez por semana ou mais” SSES - Competências Socioemocionais (OECD, 2021) Otimismo Discordo totalmente a concordo totalmente. E Nunca a quase nunca a uma vez por semana ou mais Controlo emocional Resiliência/resistência ao stresse Confiança Curiosidade Sociabilidade Persistência/Perseverança Criatividade Energia Cooperação Autocontrolo Sentimento pertença à escola Bullying Relação com os professores Ansiedade com os testes

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==