Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 252 Estudo aprofundado Modeloquadripartidodas relações entre asatisfação coma vidaeomal-estar psicológico:potencial impacto nas políticaspúblicas psicológica, através de investigação própria ou análise de documentos produzidos por instituições da área da educação e da saúde (Matos, 2020, 2022; Matos et al., 2022; Matos & Wainwright, 2021; Matos et al., 2021). Verifica-se um consenso na literatura, relativamente aos impactos psicossociais da pandemia entre crianças e jovens em idade escolar (Ludwig-Walz et al., 2022). Num estudo qualitativo realizado por Branquinho & Matos (2021), os jovens relataram aumento da sintomatologia depressiva e ansiosa, bem como da perceção de solidão. Estudos quantitativos realizados pela Europa corroboram esta associação, identificando um aumento dos sintomas internalizantes e externalizantes, nomeadamente, depressão, ansiedade, stresse, incerteza, ou comportamentos desadaptativos (Daniunaite et al., 2021; Koper et al., 2022; Orgilés et al., 2022; Spencer et al., 2021). Tomé e colaboradores (2021) argumentam que a saúde mental, o bem-estar e a satisfação com a vida dos mais novos são influenciados pelo envolvimento social, sendo que estes indicadores tendem a ser mais favoráveis quando os jovens convivem mais frequentemente com os seus amigos. Atendendo às contingências alicerçadas à pandemia por Covid-19 (mais especificamente, distanciamento social e confinamento geral da população), considera-se que os contextos psicossociais dos jovens sofreram alterações que, por sua vez, geraram riscos para a sua saúde psicológica e satisfação com a vida (Branquinho et al., 2021; Koper et al., 2022; Matos et al., 2021; Spencer et al., 2021; Vries et al., 2022). O Modelo Dual (Greenspoon & Saklofske, 2001; Keyes, 2002; Westerhof & Keyes, 2010), que aqui designamos por modelo quadripartido, com alguma adaptação para a sua utilização em estudos populacionais, é útil para a compreensão da saúde psicológica das crianças e adolescentes, para a compreensão da sua dinâmica e das associações mais ou menos benéficas ou prejudiciais para a vida e para o bem–estar das crianças e adolescentes: reteremos deste modelo a analogia de
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