Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 248 Estudo aprofundado Fatores psicológicose competências associadas aos sintomas psicológicosemadolescentes nopós-pandemia: diferenças degéneroeescolaridade Jané-Llopis, E., & Barry, M. M. (2005). What makes mental health promotion effective?. Promotion & education, 12(2_suppl), 47-54. Lovibond, S.H., & Lovibond, P.F. (1995). Manual for the Depression, Anxiety, Stress Scales Australia. Disponível em: http://www2.psy.unsw.edu.au/dass/. Adaptação portuguesa: Pais-Ribeiro JL, Honrado A, Leal I. (2004). Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond. Psicol Saúde Doenças, 5(1), 229-39. Lukoševičiūtė, J., Gariepy, G., Mabelis, J., Gaspar, T., Joffė-Luinienė, R. and Šmigelskas, K. (2022) Single-item happiness measure features adequate validity among adolescents. Frontiers in Psychology, 13 https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.884520 Matos, M. G. (2005). Comunicação e gestão de conflitos e saúde na escola. Lisboa: FMH. Matos, M. G. (2008). Adolescência, psicologia da saúde e saúde pública. In M. G. Matos (Ed.). Comunicação, gestão de conflitos e saúde na escola(pp. 10-31). Lisboa: CDI/FMH. Matos, M. G. & Equipa Aventura Social (2018). A Saúde dos Adolescentes Portugueses após a recessão – Dados nacionais do estudo HBSC 2018. Lisboa: Equipa Aventura Social. Matos, M. G., & Sampaio, D. (2009). Jovens com saúde: Diálogos com uma geração. Lisboa: Texto. Matos, M.G., & Tomé, G. (Org.). (2012). Aventura social: Promoção de competências e do capital social para o empreendedorismo com saúde na escola e na comunidade. Lisboa: Placebo. Matos, M. G., Branquinho, C., Noronha, C., Moraes, B., Santos, O., Carvalho, M., Simões, C., Marques, A., Tomé, G., Guedes, F. B., Cerqueira, A., Francisco, R., Gaspar, T., & Rodrigues, N. (com colaboração OPP e Fundação Calouste Gulbenkian) (2022). Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório de Saúde Psicológica e Bemestar: Monitorização e Ação. Lisboa: DGEEC. Matos, M. G., Gaspar, T., Ferreira, M., Tomé, G., Camacho, I., Reis, M., Melo, P., Simões, C., Machado, R., Ramiro, L., & Equipa Aventura Social (2012). Keeping a focus on self-regulation and competence: “find your own style”, A school-based program targeting at risk adolescents. Journal of Cognitive and Behavioral Psychotherapies, 12(1), 39-48. Matos, M. G., Guedes, F. B., Tomé, G., Reis, M., Cerqueira, A., Reis, M., Branquinho, C., & Gaspar, T. (2021). Comportamento e Saúde dos Adolescentes do Concelho de Vila Nova de Famalicão – Relatório Preliminar. Lisboa: Aventura Social. Matos, M. G., Simões, C., Gaspar, T., & Equipa do Projecto Aventura Social (2009). Violência entre pares no contexto escolar em Portugal, nos últimos 10 anos. Interacções, 13, 98-124.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==