E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 245 Estudo aprofundado Fatores psicológicose competências associadas aos sintomas psicológicosemadolescentes nopós-pandemia: diferenças degéneroeescolaridade Os resultados obtidos reforçam a pertinência do desenvolvimento e da promoção de competências socioemocionais junto dos adolescentes, no sentido de serem um recurso para lidarem com as mudanças e desafios inerentes a esta etapa do desenvolvimento, assim como na gestão eficaz e saudável dos acontecimentos de vida. A intervenção deve ter uma abordagem ecológica tendo em conta os diferentes contextos e relações significativas dos adolescentes, nomeadamente os contextos escolar, familiar e comunitário, e as relações dos adolescentes com professores, pais e outros atores (Bronfenbrenner, 2001, 2005; Gaspar et al., 2018; Matos et al., 2022). A escola é um local privilegiado para este objetivo global de desenvolvimento positivo das crianças e adolescentes. Intervenções de promoção de competências socioemocionais com base na escola, para além de desenvolver estratégias para lidar com problemas, dão uma visão mais positiva da saúde e aumentam o bem-estar dos mais jovens (Gaspar et al., 2018; Sancassiani et al., 2015). As abordagens baseadas na escola parecem ser mais eficazes quando incluem toda a escola (Jané-Llopis & Barry, 2005), utilizam um modelo de promoção de competências sociais, incluem a educação de pares, promovem a participação e iniciativa dos estudantes, utilizam metodologias interativas e participadas, e tornam-se parte da cultura da escola (Matos et al., 2022). Conclusões

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==