E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 244 Estudo aprofundado Fatores psicológicose competências associadas aos sintomas psicológicosemadolescentes nopós-pandemia: diferenças degéneroeescolaridade De um modo geral, os mais novos (7.º ano de escolaridade) apresentam resultados mais positivos quando comparados com os mais velhos (12.º ano de escolaridade). No entanto, na escala SSES | curiosidade, persistência/perseverança, criatividade, cooperação, autocontrolo, sentimento de pertença à escola e relação com a escola, e na escala DASS-21 | ansiedade, são os adolescentes do 8.º ano que revelam resultados menos positivos e indicadores de maior risco. Na maior parte destes casos são os jovens do 10º ano de escolaridade que apresentam valores mais positivos. Os resultados permitem identificar grupos em maior risco de não ter um desenvolvimento positivo e saudável, nomeadamente as raparigas e os adolescentes mais velhos. Os rapazes e os adolescentes mais novos (7.º ano) revelam mais satisfação com vida, mais desenvolvimento positivo e competências, inversamente, apresentam menos sintomas de mal-estar psicológico e menos sintomas de stresse, ansiedade e depressão. Verifica-se que os adolescentes do 8.º ano revelam resultados de maior risco quando comparados com os do 10.º ano em alguns dos indicadores, o que remete para uma atenção e foco especial para os estudantes desta faixa etária. Estes resultados são corroborados por diversos estudos e ilustram a necessidade de intervenção psicossocial específica para diferentes grupos que revelam necessidades diferentes (Blum & Dick, 2013; Gaspar et al., 2014; Gaspar et al., 2018; Matos et al., 2012). O estudo dos fatores que melhor explicam os sintomas de mal-estar psicológico na adolescência, revelam que o stresse, ansiedade e depressão são os que apresentam um maior valor explicativo, seguidos pelo PYD | Desenvolvimento Positivo, impacto da pandemia Covid-19 e por fim pelo SESS.

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