E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 243 Estudo aprofundado Fatores psicológicose competências associadas aos sintomas psicológicosemadolescentes nopós-pandemia: diferenças degéneroeescolaridade A satisfação com a vida encontra-se significativa e positivamente associada a todas as variáveis, à exceção da escala DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse, dos sintomas de mal-estar psicológicos (HBSC), do bullying e da ansiedade com os testes, face às quais a satisfação com a vida se encontra significativa e negativamente associada. À medida que a satisfação com a vida aumenta, o mesmo acontece com o SSES | Competências Socioemocionais e as dimensões PYD | Desenvolvimento Positivo e à medida que a satisfação com a vida diminui, aumentam os sintomas de mal-estar psicológico, ansiedade, depressão e stresse, ansiedade face aos exames e envolvimento em situações de bullying. Estes resultados revelam que a satisfação com a vida dos adolescentes é um aspeto complexo e multidimensional. A intervenção, no sentido da promoção de competências e desenvolvimento positivo, e por outro lado, na prevenção dos sintomas ligados à ansiedade, depressão e bullying, no seu conjunto, promove uma maior satisfação com a vida dos adolescentes e reforça a sua capacidade de gerir desafios, bem como de lidar com os acontecimentos de vida (Blum & Dick, 2013; Gaspar et al., 2012; Gaspar et al., 2022; Lukoševičiūtė et al., 2022; OMS, 2014) Foram igualmente identificadas diferenças estatisticamente significativas nas variáveis em estudo em função do género e idade. O género masculino destaca-se com uma média superior em todos os domínios, à exceção dos sintomas de mal-estar psicológico (HBSC_Sintomas), SSES | cooperação, relação com os professores, ansiedade face aos testes, e DASS-21| stresse, depressão, ansiedade e escala total. Discussão

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