Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 242 Estudo aprofundado Fatores psicológicose competências associadas aos sintomas psicológicosemadolescentes nopós-pandemia: diferenças degéneroeescolaridade Tabela 4 Regressão linear para estudo da variável sintomas psicológicos B Erro Beta t (Constante) 9,76 0,86 11,39*** Idade | 0,08 0,03 0,03 2,22 Sexo 0,47 0,14 0,04 3,30** Satisfação com a Vida | Inversão da variável original -0,22 0,05 -0,08 -4,84*** HBSC_WHO-5 -0,11 0,02 -0,11 -6,30*** SSES | Subescala Otimismo -1,01 0,15 -0,15 -6,97*** SSES | Subescala Controlo Emocional -0,57 0,12 -0,08 -4,71*** SSES | Subescala Resiliência/Resistência -0,80 0,11 -0,13 -7,19*** SSES | Subescala Confiança -0,01 0,11 -0,00 -0,12 SSES | Subescala Curiosidade 0,02 0,12 0,00 0,18 SSES | Subescala Sociabilidade -0,09 0,13 -0,01 -0,70 SSES | Subescala Persistência/Perseverança 0,19 0,12 0,02 1,61 SSES | Subescala Criatividade 0,29 0,11 0,04 2,63 SSES | Subescala Energia 0,06 0,13 0,01 0,48 SSES | Subescala Cooperação 0,09 0,15 0,01 0,60 SSES | Subescala Autocontrolo 0,17 0,12 0,02 1,36 SSES | Subescala Sentimento de Pertença à Escola -0,05 0,17 -0,01 -0,30 SSES | Subescala Bullying 0,47 0,13 0,05 3,62*** SSES | Subescala Relações com os Professores -0,09 0,09 -0,01 -1,04 SSES | Subescala Ansiedade com Testes 0,05 0,07 0,01 0,68 Perceção do impacto da pandemia Covid-19 | -0,07 0,09 -0,01 -0,80 DASS-21 | Subescala Stresse 0,19 0,03 0,17 7,57*** DASS-21 | Subescala Depressão 0,18 0,02 0,17 7,60*** DASS-21 | Subescala Ansiedade 0,10 0,02 0,09 4,26*** PYD | Subescala Competência 0,06 0,02 0,05 2,63 PYD | Subescala Confiança -0,02 0,02 -0,03 -1,31 PYD | Subescala Conexão -0,02 0,02 -0,02 -1,23 Nota: *** p ˂ 0,001; ** p ˂ 0,01; *p ˂ 0,05
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==