Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 241 Estudo aprofundado Fatores psicológicose competências associadas aos sintomas psicológicosemadolescentes nopós-pandemia: diferenças degéneroeescolaridade No global, os sintomas de mal-estar psicológico (HBSC_Sintomas) correlacionam-se com as escalas SSES | Competências Socioemocionais de forma significativa e negativa, à exceção do bullying e da ansiedade com os testes, que apresentam correlações positivas. De forma geral, observam-se correlações significativas positivas entre todas as subescalas SSES | Competências Socioemocionais, com exceção do bullying e da ansiedade com os testes, que apresentam correlações negativas com as restantes subescalas. Relativamente à escala DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse, esta correlaciona-se de forma significativa e positiva com os sintomas de mal-estar psicológico (HBSC_Sintomas), e de forma negativa com todas as escalas SSES | Competências Socioemocionais, à exceção do bullying. As subescalas PYD | Desenvolvimento Positivo correlacionam-se, na sua maioria, de forma significativa e positiva com as subescalas SSES | Competências Socioemocionais, e de forma negativa com os sintomas de malestar psicológico (HBSC_Sintomas) e com o bullying. A satisfação com a vida encontra-se significativa e positivamente associada a todas as variáveis, à exceção da escala DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse, dos sintomas de mal-estar psicológico (HBSC_Sintomas), do bullying e da ansiedade com os testes. À medida que a satisfação com a vida aumenta, o mesmo acontece com as competências SSES | Competências Socioemocionais e o PYD | Desenvolvimento Positivo. Uma regressão linear permitiu averiguar a associação dos sintomas de mal-estar psicológico (HBSC_Sintomas), com diversas variáveis. O modelo foi calculado com a variável dependente sintomas de mal-estar psicológico (HBSC Sintomas) e as variáveis independentes idade, género, escala WHO-5 | Qualidade de Vida Percebida (HBSC_WHO-5), escala SSES | Competências Socioemocionais, perceção do impacto da pandemia Covid-19, escala DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse e escala PYD | Desenvolvimento Positivo. Nesta análise, foi verificado um modelo ajustado (F = 199,510, p<0,001) (Tabela 4), mostrando que a variação dos sintomas de mal-estar psicológico pode ser explicada em 65% pelo conjunto das variáveis independentes (R2 = 0,65).
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