Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 238 Estudo aprofundado Fatores psicológicose competências associadas aos sintomas psicológicosemadolescentes nopós-pandemia: diferenças degéneroeescolaridade O género masculino destaca-se com uma média superior em todos os domínios, à exceção do impacto da pandemia Covid-19 na vida com os amigos, e na vida atual, sintomas de mal-estar psicológico (HBSC_Sintomas), SSES | cooperação, relação com os professores, ansiedade face aos testes, e na escala DASS-21 | stresse, depressão, ansiedade e escala total. Tabela 3 Comparações ANOVA em função do género Género n M DP Quadrado Médio Z Com a Covid-19 a minha vida na escola ficou… Masculino 1411 1,88 0,95 2,05 2,41 Feminino 1565 1,83 0,90 Com a Covid-19 a minha vida em família ficou… Masculino 1408 2,11 0,86 1,70 2,17 Feminino 1564 2,06 0,91 Com a Covid-19 a minha vida com os amigos ficou… Masculino 1404 2,15 0,92 0,00 0,00 Feminino 1559 2,15 0,95 Com a Covid-19 a minha vida comigo mesmo ficou… Masculino 1398 2,16 1,01 58,62 50,80*** Feminino 1550 1,87 1,13 A minha vida está… Masculino 1390 1,85 0,55 24,93 85,66*** Feminino 1561 2,03 0,53 HBSC (Sintomas) Masculino 1479 5,321 4,68 9516,87 387,05*** Feminino 1605 8,84 5,20 SSES | Otimismo Masculino 1460 2,78 0,76 133,92 227,56*** Feminino 1600 2,36 0,77 SSES | Controlo Emocional Masculino 1450 2,40 0,71 187,33 354,83*** Feminino 1594 1,90 0,74 SSES | Resiliência/Resistência Masculino 1450 2,32 0,80 420,26 655,47*** Feminino 1594 1,58 0,81 SSES | Confiança Masculino 1448 2,27 0,73 54,18 102,90*** Feminino 1590 2,00 0,73
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==