E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 237 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Ano de escolaridade n M DP Quadrado Médio Z PYD | Competência 7.º ano 455 14,66 4,87 238,24 10,81*** 8.º ano 504 13,29 4,90 9.º ano 505 13,59 4,68 10.º ano 422 13,88 4,75 11.º ano 707 12,94 4,53 12.º ano 480 12,74 4,50 PYD | Confiança 7.º ano 458 15,36 5,78 261,12 8,24*** 8.º ano 512 13,66 5,83 9.º ano 512 14,35 5,74 10.º ano 427 15,02 5,66 11.º ano 711 13,86 5,41 12.º ano 481 13,62 5,45 PYD | Conexão 7.º ano 458 21,80 6,35 527,62 8,24*** 8.º ano 512 19,63 5,97 9.º ano 511 20,17 5,81 10.º ano 424 20,84 5,62 11.º ano 710 19,29 5,54 12.º ano 480 19,06 5,30 Satisfação com a vida 7.º ano 475 7,64 1,87 61,24 18,02*** 8.º ano 541 7,03 1,89 9.º ano 526 7,10 1,72 10.º ano 446 7,07 1,88 11.º ano 742 6,75 1,83 12.º ano 491 6,65 1,89 Nota: *** p ˂ 0,001; *p ˂ 0,05 Foram igualmente identificadas diferenças estatisticamente significativas nas variáveis em estudo em função do género e idade (com o proxy da escolaridade). No estudo das diferenças de género, foram identificadas diferenças estatisticamente significativas na variável Covid-19 (a minha vida comigo mesmo ficou…) e vida atual (a minha vida está…), sintomas de mal-estar psicológico (HBSC_Sintomas), nas subsescalas SSES | otimismo, controlo emocional, resiliência/resistência, confiança, sociabilidade, criatividade, energia, cooperação, autocontrolo, sentimento de pertença à escola, bullying, relações com os professores, e ansiedade com os testes, nas subescalas DASS-21 | stresse, depressão, ansiedade e escala total, nas subescalas PYD | competência, confiança e conexão, e na satisfação com a vida.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==