Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 233 Estudo aprofundado Fatores psicológicose competências associadas aos sintomas psicológicosemadolescentes nopós-pandemia: diferenças degéneroeescolaridade persistência/perseverança, criatividade, cooperação, autocontrolo (contrariamente aos melhores resultados do 10.º ano), e nas relações com os professores (em oposição ao 12.º ano). A ansiedade com os testes surge diminuída no 7.º ano de escolaridade e aumentada no 11.º ano de escolaridade. Relativamente à satisfação com a vida, o 7.º ano volta a evidenciar-se pela positiva, em assimetria com o 12.º ano de escolaridade. No PYD | competência, confiança e conexão, a norma é mantida, assim como no DASS | depressão, stresse e total, nos quais o 7.º ano apresenta menores níveis e o 12.º ano maiores. Somente no DASS-21 o 8.º ano se destaca pela negativa, em contraste ao 7.º ano de escolaridade.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==