E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 232 Estudo aprofundado Fatores psicológicose competências associadas aos sintomas psicológicosemadolescentes nopós-pandemia: diferenças degéneroeescolaridade Numa primeira abordagem, foram investigadas diferenças estatisticamente significativas nas variáveis em estudo em função do ano de escolaridade. Foram identificadas diferenças estatisticamente significativas nas variáveis Covid-19 (a minha vida na escola ficou…; a minha vida em família ficou; a minha vida com os amigos ficou…; a minha vida comigo mesmo), vida atual (a minha vida está…), sintomas de mal-estar psicológico (HBSC_Sintomas), nas subsescalas SSES | otimismo, resiliência/resistência, confiança, curiosidade, sociabilidade, persistência/perseverança, criatividade, energia, sentimento de pertença à escola, bullying, relações com os professores, e ansiedade com os testes, na perceção do impacto da pandemia e vida atual, nas subescalas DASS-21 | stresse, depressão e escala total, nas subescalas PYD | competência, confiança e conexão, e na satisfação com a vida. No geral, os alunos mais velhos (12.º ano de escolaridade) têm uma perspetiva mais negativa do impacto da Covid-19 no geral, na escola, família, amigos e vida consigo mesmos. Destacando-se o 10.º ano de escolaridade com uma perspetiva mais positiva na vida no geral, na escola e com os amigos, o 7.º ano na vida com a família, e o 9.º ano com os amigos. Em relação à sua vida atual, são os adolescentes do 12.º ano de escolaridade quem mais acredita que no geral a sua vida está melhor que a das outras pessoas da sua idade, em contraste com o 10.º ano. São também os alunos do 12.º ano de escolaridade que apresentam um maior índice de sintomas de mal-estar psicológico, contrastando com o 7.º ano de escolaridade. Nas dimensões SSES é verificado um maior otimismo, resiliência/resistência, confiança, sociabilidade, energia e bullying no 7.º ano de escolaridade, em oposição ao 12.º ano de escolaridade; um maior controlo emocional e sentimento de pertença à escola também por parte do 7.º ano de escolaridade, e inferior do 8.º ano, o qual também revela piores resultados na curiosidade, Resultados

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