Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 231 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Tabela 1 Variáveis utilizadas Variável Range de resposta Idade 11 a 18 anos Sexo Masculino e Feminino Satisfação com a Vida | Inversão da variável original 0 = pior vida possível a 10 = melhor vida possível Com a Covid-19 a minha vida na escola ficou… 0 = muito pior a 4 = muito melhor Com a Covid-19 a minha vida em família ficou… Com a Covid-19 a minha vida com os amigos ficou… Com a Covid-19 a minha vida comigo mesmo ficou… A minha vida está… 0 = no geral, pior que a das outras pessoas da minha idade a 2 = no geral, melhor que a das outras pessoas da minha idade HBSC_WHO-5 0 = nunca a 5 = todo o tempo HBSC_Sintomas 0 = raramente ou nunca a 4 = quase todos os dias SSES | Subescala Otimismo 0 = discordo totalmente a 4 = concordo totalmente SSES | Subescala Controlo Emocional SSES | Subescala Resiliência/Resistência SSES | Subescala Confiança SSES | Subescala Curiosidade SSES | Subescala Sociabilidade SSES | Subescala Persistência/Perseverança SSES | Subescala Criatividade SSES | Subescala Energia SSES | Subescala Cooperação SSES | Subescala Autocontrolo SSES | Subescala Sentimento de Pertença à Escola SSES | Subescala Bullying SSES | Subescala Relações com os Professores SSES | Subescala Ansiedade com Testes Perceção do impacto da pandemia Covid-19 0 = muito pior a 4 = muito melhor DASS-21 | Subescala Stresse 0 = não se aplicou nada a mim a 3 = aplicou-se a mim a maior parte do tempo DASS-21 | Subescala Depressão DASS-21 | Subescala Ansiedade DASS-21 | Escala total PYD | Subescala Competência 0 = discordo totalmente a 4 = concordo totalmente PYD | Subescala Confiança PYD | Subescala Conexão Análise dos Dados Os dados foram analisados através do software de análise quantitativa SPSS v. 28. O estudo de correlações entre variáveis foi feito através do teste de Pearson, e o estudo das diferenças de médias com base no ano de escolaridade e no género através do teste ANOVA. Para verificar a predição dos sintomas de mal-estar psicológico (HBSC_Sintomas) foram realizadas regressões lineares independentes, e foi considerado um nível de significância de 0,05 nas análises.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==