E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 230 Estudo aprofundado Fatores psicológicose competências associadas aos sintomas psicológicosemadolescentes nopós-pandemia: diferenças degéneroeescolaridade Procedimento Disponível para consulta na página 55. Participantes No presente estudo foram incluídos 3235 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (M= 14,46 anos ±1,883; Min = 11 e Máx = 18), divididos em semelhante percentagem por género (M = 48,0% e F = 52,0%). Informações detalhadas dos participantes do estudo na página 62. Medidas No presente estudo foram consideradas as escalas satisfação com a vida (Cantril, 1965); impacto Covid-19 (Matos et al., 2021); HBSC_WHO-5 (qualidade de vida percebida; WHO, 1999); vida atual (a minha vida está…; Matos et al., 2021); HBSC_Sintomas (no estudo dos sintomas de malestar psicológico; Inchley et al., 2016; Matos & Equipa Aventura Social, 2018); SSES | Competências Socioemocionais (OECD, 2021); DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse, validada para o contexto nacional por Pais-Ribeiro e colaboradores, 2004, adaptada de Lovibond & Lovibond, 1995); PYD | Desenvolvimento Positivo, medido através da escala validada para Portugal por Tomé et al., 2019, adaptada de Geldhof et al., 2014) (Tabela 1). Informação adicional relacionada com os instrumentos utilizados pode ser obtida em Matos et al. (2022). Informações detalhadas dos instrumentos utilizados no estudo na página 78. Método

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