Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 229 Estudo aprofundado Fatores psicológicose competências associadas aos sintomas psicológicosemadolescentes nopós-pandemia: diferenças degéneroeescolaridade 2005). Uma meta-análise dos programas pós-escolares que procuram melhorar as competências pessoais e sociais das crianças e adolescentes indicou que, em comparação com os participantes do grupo de espera, os participantes demonstraram um aumento significativo da sua autopercepção e ligação à escola, comportamentos sociais positivos, notas escolares e níveis de desempenho académico, e uma redução significativa dos comportamentos problemáticos (Blum & Dick, 2013; Matos et al., 2012, 2016; Reddy, 2013). A promoção da competência pessoal e socioemocional visa ajudar as pessoas a tomar consciência dos seus pontos fortes e dificuldades em lidar com a vida, e aumentar as competências pessoais, sociais e interpessoais, tais como comunicação, resolução de problemas, manutenção da regulação emocional e promoção das relações sociais e do capital social e expectativa positiva futura (Gaspar et al., 2018; Matos & Simões, 2016). Estas competências estão associadas a uma diminuição da violência interpessoal e a outros comportamentos de risco, através do aumento do repertório interpessoal de respostas utilizadas para lidar com ameaças, desafios e dificuldades interpessoais, e do aumento do bem-estar subjetivo e da qualidade de vida (Gaspar et al., 2014; Matos et al., 2012). Alguns grupos de adolescentes (Gaspar et al., 2018), por exemplo, as raparigas (Gaspar et al., 2012), os adolescentes com necessidades educativas especiais (Gaspar et al., 2016), os adolescentes com insucesso escolar (Gaspar et al., 2014) e os adolescentes com baixo estatuto socioeconómico (Gaspar & Balancho, 2016; Gaspar et al., 2016; Reddy, 2013), apresentam mais necessidades de saúde e maior risco ao nível da saúde mental, pelo que podem ser considerados grupos de risco relacionados com a saúde e o bem-estar subjetivo. O impacto dos riscos, ou as consequências de desenvolvimento e psicológicas, podem ser reduzidos se os adolescentes desenvolverem competências sociais e pessoais para enfrentar o risco e melhorar as oportunidades de desenvolvimento positivas (Blum & Dick, 2013; WHO, 2014). O presente estudo tem como objetivo, compreender e caracterizar os fatores psicológicos e competências associadas aos sintomas de mal-estar psicológico em adolescentes, tendo em conta o género e a escolaridade dos mesmos.
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