Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 228 Estudo aprofundado Fatores psicológicose competências associadas aos sintomas psicológicosemadolescentes nopós-pandemia: diferenças degéneroeescolaridade outras pessoas da sua comunidade; os recursos da comunidade e mesmo de uma forma mais ampla, pelo contexto político (Bronfenbrenner, 2005; Blum & Dick, 2013; Gaspar et al., 2022). Por conseguinte, é muito importante promover adolescentes saudáveis, proteger os jovens de comportamentos de risco e/ou promover competências socioemocionais para enfrentar os riscos inevitáveis. A fim de melhorar o bem-estar dos jovens, é importante construir estradas para o futuro que sejam baseadas em provas, apoiando assim serviços e políticas educativas, de saúde e sociais. É também fundamental fazer recomendações que promovam estratégias de alta qualidade, que devem ser adequadas à idade e à sociedade dos adolescentes, e, finalmente, compreender as questões de saúde dos adolescentes, considerando as especificidades dos grupos de risco, tais como adolescentes com baixo estatuto socioeconómico, adolescentes com baixo nível de educação, e adolescentes migrantes. Programas eficazes de promoção e prevenção da saúde escolar estão entre os investimentos mais rentáveis, porque ambos promovem a saúde e a educação (Blum & Dick, 2013; Gaspar et al., 2012; WHO, 2014). Os adolescentes estão na escola durante a maior parte do seu dia, pelo que a escola é um cenário privilegiado para implementar intervenções de prevenção universais e seletivas que podem ajudar os adolescentes a aumentar a sua competência para enfrentar os desafios da vida, nomeadamente insucesso escolar, relações interpessoais, comportamentos de saúde (vícios, comportamento alimentar e comportamento sexual) e gestão relacionada com as emoções (Fydenberg, 2008; Matos & Sampaio, 2009; Matos et al., 2012). Roth e Brooks-Gunn (2000) afirmaram que os alunos com insucesso escolar têm taxas mais elevadas de comportamento antissocial, e menos bem-estar subjetivo (Gaspar et al., 2012). A promoção de competências pessoais e sociais em crianças e adolescentes implica uma abordagem desenvolvimentista e uma abordagem ecológica (Bronfenbrenner, 2001, 2005). Os programas escolares foram avaliados quanto à sua eficácia na promoção de fatores pessoais, tais como capacidades de comunicação, capacidades cognitivas de resolução de problemas, regulação das emoções, relações sociais e expectativas futuras, e gestão de horários de lazer/trabalho (Matos,
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