Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 224 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Júnior, P. G. F., Paiano, R., & dos Santos Costa, A. (2020). Isolamento social: consequências físicas e mentais da inatividade física em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 25, 1-2. Kecojevic, A., Basch, C.H., Sullivan, M., & Davi, N.K. (2020) The impact of the COVID-19 epidemic on mental health of undergraduate students in New Jersey, cross-sectional study. PLOS ONE, 15(9): e0239696. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0239696 Lee, C. M., Cadigan, J. M., & Rhew, I. C. (2020). Increases in Loneliness Among Young Adults During the COVID19 Pandemic and Association With Increases in Mental Health Problems. Journal of Adolescent Health, 67(5), 714–717. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2020.08.009 Loades, M. E., Chatburn, E., Higson-Sweeney, N., Reynolds, S., Shafran, R., Brigden, A., ... & Crawley, E. (2020). Rapid systematic review: the impact of social isolation and loneliness on the mental health of children and adolescents in the context of COVID-19. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 59(11), 1218-1239. Lovibond, S.H., & Lovibond, P.F. (1995). Manual for the Depression, Anxiety, Stress Scales Australia. Disponível em: http://www2.psy.unsw.edu.au/dass/. Adaptação portuguesa: Pais-Ribeiro, J. L., Honrado, A., Leal, I. (2004). Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond. Psicologia Saúde e Doenças, 5(1), 229-39. Matos, M. G., Branquinho, C., Noronha, C., Moraes, B., Santos, O., Carvalho, M., Simões, C., Marques, A., Tomé, G., Guedes, F., Cerqueira, A., Francisco, R. & Gaspar, T. (2022). Relatório técnico “Saúde psicológica e bemestar – Observatório de Saúde Psicológica e Bem-Estar: Monitorização e Ação”. Disponível em https://www.dgeec.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1357&fileName=SaudePsi_final.pdf Matos, M. G. & Equipa Aventura Social (2018). A Saúde dos Adolescentes Portugueses após a recessão – Dados nacionais do estudo HBSC 2018. Lisboa: Equipa Aventura Social. Matos, M. G., Guedes, F. B., Tomé, G., Reis, M., Cerqueira, A., Reis, M., Branquinho, C., & Gaspar, T. (2021). Comportamento e Saúde dos Adolescentes do Concelho de Vila Nova de Famalicão – Relatório Preliminar. Lisboa: Aventura Social. OECD (2021), Beyond Academic Learning: First Results from the Survey of Social and Emotional Skills, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/92a11084-en. Singh, S., Roy, D., Sinha, K., Parveen, S., Sharma, G., & Joshi, G. (2020). Impact of COVID-19 and lockdown on mental health of children and adolescents: A narrative review with recommendations. Psychiatry Research, 293(August), 113429. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113429 Shek, D. T. L., Zhao, L., Dou, D., Zhu, X., & Xiao, C. (2021). The impact of positive youth development attributes on posttraumatic stress disorder symptoms among Chinese adolescents under COVID-19. The Journal of Adolescent Health, 68(4), 676–682. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2021.01.011
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==