Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 222 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária O caráter transversal do estudo não permite interpretar os resultados obtidos em termos da sua relação causa-efeito. Por outro lado, a natureza da população em estudo não permite a sua generalização. Contudo, os resultados obtidos apontam claramente para a necessidade de ter em consideração os principais fatores de risco, vulnerabilidade e proteção no âmbito da promoção da saúde mental nos jovens, em particular nos jovens que, antes da pandemia, se poderiam encontrar em risco ou em maior vulnerabilidade. A avaliação do ecossistema social, escolar e familiar, bem como do seu papel sobre o desenvolvimento positivo, a par da avaliação do papel dos fatores individuais, pode contribuir para explicar as diferenças entre estes grupos e identificar os jovens em risco acrescido de forma a melhor adequar as intervenções a desenvolver. Apesar das suas limitações, os resultados obtidos no presente estudo demonstram a necessidade de desenvolvimento e implementação de estratégias, em contexto escolar, dirigidas à promoção das competências socioemocionais que facilitam a promoção da saúde psicológica dos jovens. Por outro lado, a identificação dos fatores de vulnerabilidade e dos sintomas psicopatológicos permite, também, deixar uma importante mensagem para pais e professores e, em particular, dirigida às políticas públicas na área da educação, acerca da necessidade de promoção do bem-estar psicológico dos jovens. Salientamos ainda a necessidade dos adolescentes serem ouvidos na identificação das problemáticas que enfrentam e definição de soluções que vão ao encontro das suas necessidades. Conclusões
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