Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 221 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Quando analisados os fatores que mostram discriminar os três grupos, os resultados obtidos mostraram que, no 2.º ciclo, os alunos com perceção de agravamento da sua vida se caraterizaram por níveis mais elevados de bullying e, nos 3.º ciclo e ensino secundário, os alunos com perceção de agravamento da sua vida se caraterizaram por níveis mais elevados de depressão e sintomas psicológicos. Por outro lado, a mesma análise permitiu perceber que os alunos com perceção de melhoria, independentemente do nível de ensino, se caraterizaram por níveis mais elevados de satisfação com a vida e menor impacto da pandemia. Uma vez mais, as competências socioemocionais mostraram discriminar, através de caraterísticas diferentes, os alunos com perceção de melhoria da sua vida: nos alunos do 2.º ciclo, o otimismo e a persistência/perseverança; nos alunos dos 3.º ciclo e ensino secundário, a confiança, o controlo emocional, a sociabilidade, a criatividade e o sentimento de pertença à escola, para além do otimismo. Estes resultados consubstanciam os anteriormente obtidos e destacam, por um lado, o papel das competências emocionais e da satisfação com a vida e, por outro lado, a sintomatologia psicopatológica.
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