Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 219 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária A análise das variáveis individuais e contextuais associadas à perceção de alterações na vida diária devido à pandemia de Covid-19 em alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e em alunos do ensino secundário era o objetivo principal deste estudo. Pretendia-se especificamente, comparar os grupos, em função da sua perceção de alterações na vida diária devido à pandemia de Covid-19, em relação ao temperamento e personalidade, sintomas psicológicos e psicopatológicos, satisfação com a vida e bem-estar, fatores relacionados com o contexto escolar e perceção do impacto da Covid-19. Os resultados obtidos evidenciaram um padrão geral no âmbito da satisfação com a vida e do bemestar psicológico, independentemente do nível de ensino, com todos os jovens que percecionaram um agravamento da sua vida com a pandemia a relatarem menos satisfação com a vida e bem-estar, quando comparados com os jovens que não percecionaram alterações e com os jovens que percecionaram uma melhoria da vida com a pandemia, o que esteve de acordo com os resultados obtidos por Lee e colaboradores (2020), e Loades e colaboradores (2020). Um padrão semelhante e também independente do nível de ensino foi obtido quando foram estudadas as diferenças entre os grupos para os sintomas psicopatológicos, com os jovens com perceção de agravamento da sua vida com a pandemia a relatarem níveis mais elevados de sintomas psicológicos, bullying, ansiedade em situações de avaliação e maior impacto da pandemia na sua vida. No caso particular dos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, a sintomatologia psicopatológica também diferenciou os alunos com perceção de agravamento dos restantes grupos. Resultados semelhantes foram obtidos por Branquinho e colaboradores (2020), Júnior e colaboradores (2020), Kecojevic e colaboradores (2020), e Singh e colaboradores (2020), evidenciando que, independentemente da faixa etária, a pandemia impactou significativamente a Discussão
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