E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 218 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária Adicionalmente, a Tabela 10 mostra que a análise da função discriminante indica que 91% dos alunos do grupo “Vida Igual”, 48,8% dos alunos do grupo “Vida Pior”, 22,9% dos alunos do grupo “Vida Melhor” foram corretamente classificados. A comparação da medida do poder classificativo da função discriminante (Press Q= 2044,57) com um valor crítico baseado na distribuição do χ2 (6,63; p < 0,01) mostrou que a percentagem de classificações corretas é significativamente superior à que seria esperada devido ao acaso, pelo que é possível interpretar as funções discriminantes com o objetivo de desenvolver os perfis dos grupos. Tabela 10 Resultados da classificação no grupo dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e secundário Grupo Previsto Grupo Atual N Vida Melhor Vida Igual Vida Pior Vida Melhor 516 118 (22,9%) 395 (76,6%) 3 (0,6%) Vida Igual 1971 71 (3,6%) 1793 (91,0%) 107 (5,4%) Vida Pior 365 4 (1,1%) 183 (50,1%) 178 (48,8%) Assim, os resultados globais da classificação, com 73,2% dos participantes corretamente classificados, mostraram que os adolescentes que relataram uma melhoria das condições de vida com a pandemia de Covid-19, se diferenciaram dos adolescentes que relataram um agravamento da vida com a pandemia de Covid-19 no que se refere à satisfação com a vida, otimismo, controlo emocional, sociabilidade, confiança (avaliada pelo PYD), criatividade, prática de atividade física e perceção do impacto da pandemia (perceção de menor impacto). Já os adolescentes que relataram um agravamento das condições de vida com a pandemia, diferenciaram-se dos alunos com melhoria dessas condições de vida no que respeita aos sintomas psicológicos e à depressão.

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