Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 217 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emalunos dos 2.ºe 3.º ciclosdoensino básicoedoensino secundário: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária A descrição de cada uma das funções a partir das variáveis estudadas, ordenadas pela amplitude das correlações com as duas funções discriminantes, pode ser observada na Tabela 8. Foram consideradas como estatisticamente significativas as correlações com um valor igual ou superior a 0,30 (Hair et al., 1998). A primeira função discriminante apresenta correlações mais elevadas com o otimismo, a depressão, a satisfação com a vida a confiança (medida pelo SSES e pelo PYD), os sintomas, a pertença à escola, o controlo emocional, o impacto da pandemia e a sociabilidade; enquanto a segunda função apresenta correlações mais elevadas com a criatividade, a ansiedade em situações de avaliação e a prática de atividade física (Tabela 8). Deste modo, a primeira função ficou definida no lado negativo pelos sintomas psicológicos, pela depressão e pela ansiedade em situações de avaliação e, do lado positivo, pelas restantes variáveis. A segunda função ficou definida do lado negativo pela ansiedade em situações de avaliação, pela pertença à escola e pela confiança (avaliada pela SSES) e, do lado positivo, pelas restantes variáveis discriminantes (ver Figura 4). Figura 4 Representação gráfica das correlações com as funções discriminantes nos adolescentes
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